segunda-feira, 26 de agosto de 2013



EDITAL PARA A SELEÇÃO DE TUTORES – ENTRE JOVENS - PROEMI/PJF

1. DO EDITAL
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Furtunato Severiano da Costa – 2ª CREDE, torna pública a seleção de Tutores para atuar na escola, em conformidade com a Portaria Nº 0721 de 27 de agosto de 2012 - Gabinete da Secretaria de Educação do Ceará, que RESOLVE autorizar às unidades escolares da rede estadual de ensino integrantes do Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI / Jovem de Futuro - JF a conceder bolsas de monitoria e tutoria, em cumprimento ao que estabelece o §1º do artigo 3, da Lei 15.190 de 19 de julho de 2012, que criou o Programa de Bolsas de Monitoria e Tutoria da rede estadual de ensino e deu outras providências.

2. PROJETO ENTRE JOVENS
O Projeto Entre Jovens – A Tutoria melhorando o Desempenho Escolar é um projeto que tem como meta principal a melhoria da qualidade do Ensino Médio em escolas da Rede Pública Estadual. Através da parceria entre o Instituto Unibanco e a Secretaria Estadual de Educação, o projeto (JF) busca resgatar conteúdos do ensino fundamental essenciais para o sucesso do aluno no restante de sua carreira escolar.
A concepção do Projeto se apoia em ações educacionais feitas de jovens para jovens. Como? Jovens do Ensino Médio com dificuldades específicas nas habilidades e competências que deveriam ter sido alcançadas ao término do Ensino Fundamental são tutorados por jovens universitários dos cursos de licenciatura de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo de rever e se apropriar de conhecimentos necessários para as novas aprendizagens. Voltado para estudantes do Ensino Médio, o foco do Entre Jovens é o aluno.
Portanto, a preocupação maior está em despertar nele a vontade e o prazer de continuar seus estudos, podendo contribuir diretamente com a redução dos índices de evasão escolar. Através do sistema de tutor/tutorando busca-se também quebrar a dicotomia entre o ensinar e o aprender. Nenhum professor pode ensinar, se os seus alunos não conseguem aprender; quem ensina também aprende, do mesmo modo como quem aprende sempre tem algo a ensinar também.
O Projeto Entre Jovens, na realização de seu trabalho, parte de algumas premissas básicas, elementos considerados relevantes para que se possa contribuir para o desenvolvimento do capital humano de jovens vulneráveis matriculados no Ensino Médio. Ao se trabalhar com o conceito tutoria, pretende-se ter como base uma relação de compartilhamento de experiência e sabedoria, aplicadas com a confiança dos envolvidos. A tutoria constitui-se, dessa maneira, como uma relação de colaboração, em que os universitários têm a possibilidade de colocar em prática seus conhecimentos acadêmicos, e os alunos têm a chance de reforçar os conteúdos do Ensino Fundamental e assimilar melhor o programa do Ensino Básico.
O sucesso do Entre Jovens é, invariavelmente, o sucesso do aluno. Ele é o foco principal do projeto e é para onde estão voltados todos os esforços. Vale ressaltar que o projeto não se posiciona como uma aula de reforço aos conteúdos que estão sendo aplicados na vida escolar atual desse aluno, mas sim como uma segunda oportunidade de aprender conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental, que por razões quaisquer não foram incorporados. É preciso também deixar claro o papel dos professores das escolas participantes. Eles serão os maiores divulgadores e incentivadores do Entre Jovens, por isso, seu envolvimento é imprescindível para que os resultados propostos pelo projeto sejam efetivamente alcançados.

3. DO PERÍODO DE SELEÇÃO E INSCRIÇÕES

Os interessados deverão fazer suas inscrições na Secretaria da escola no período de 19 a 22 de agosto de 2013, das 8:00h às 11:00h e de 13:00h às 16:00h, e deverá no momento da inscrição, optar para qual tipo de tutoria estar se inscrevendo.

4. DAS VAGAS OFERTADAS
Tipo de Tutoria
Nº de Monitores
Local para Desenvolvimento
das atividades
Entre Jovens – Matemática 1º ano
01
Sede da escola
Entre Jovens – Matemática 3º ano
01
Sede da escola
Entre Jovens –Língua Portuguesa 1º ano
01
Sede da escola
Entre Jovens – Língua Portuguesa 3º ano
01
Sede da escola


5 . DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
5.1. Cópias de RG e CPF ;
5.2. Cópia do comprovante de endereço ;
5.3. Certificado de graduação ou Declaração que estar cursando graduação em Letras ou Matemática, a partir do 4º período;
5.4. Curriculum Vitae .

6. REQUISITOS OBRIGATÓRIOS PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO:
6.1 Ser Licenciado ou estar licenciando o curso de graduação em matemática ou letras a partir do 4º período;
6.2 Ter disponibilidade para dedicação de 12 horas semanais Liderança e Capacidade de comunicação e diálogo.
­-Capacidade de mobilização;
­ Nível de interesse e compromisso;
­ Disponibilizar 12 horas semanais ao grupo de tutoria na escola designada para sua atuação;
­ Conhecimento da atividade ou do conteúdo da disciplina, a que se propõe trabalhar;
­ Estimule o interesse e participação do aluno;
­ Favoreça a cooperação e interação entre o grupo de alunos;
­ Transmitir os conteúdos básicos do Ensino Fundamental;

8. RESULTADOS ESPERADOS DA APLICAÇÃO DESTA METODOLOGIA
O Projeto Entre Jovens pretende produzir resultados a partir de uma metodologia de trabalho que favoreçam a permanência do jovem na escola e que estimulem o aprendizado. Para tanto, é preciso que se desenvolvam ações que alcancem diretamente os alunos e os tutores voltado para 4 (quatro) resultados esperados:
• Alunos com habilidades e competências em português e matemática desenvolvidas;
• Estagiários com práticas pedagógicas aprimoradas;
• Alunos com alto índice de frequência nos grupos de tutoria;
• Alunos com maior acesso a bens culturais.
Para cada resultado esperado são elaborados indicadores, que permitirão, ao final do projeto verificar se os resultados foram alcançados. Para cada indicador são estipulados quais os meios de verificação e a periodicidade de coleta das informações.

9. VALORES DAS BOLSAS
Os tutores selecionados pelo projeto são bolsistas da SEDUC conforme Portaria Nº 0721/2012 de 27 de agosto de 2012. O valor da bolsa mensal é de R$ 300,00 (trezentos reais), e o período do desenvolvimento do projeto são de seis meses (de setembro de 2013 à fevereiro de 2014).

10. DAS ATRIBUIÇÕES:
10.1. Desenvolver aulas de tutoria na disciplina designada junto ao grupo de alunos, motivando, incentivando e orientando as atividades propostas na apostila de estudo;
10.2. Participar das capacitações promovidas pelo Instituto Unibanco;
10.3. Acessar regularmente o ambiente virtual de consultoria estabelecido para cada disciplina;
10.4. Participar de reuniões do Projeto sempre que convocado;
10.5. Promover a orientação sistemática dos alunos, monitorando a frequência e o aprendizado;
10.6. Repassar mensalmente a lista de presença dos alunos nas aulas de tutoria para o
Coordenador do Projeto na escola;
10.7. Propor e planejar, em conjunto com o estagiário de pedagogia e Coordenador do
Projeto na escola atividades extra tutoria como gincanas, passeios etc.;
10.8. Despertar o interesse dos alunos para as aulas de tutoria do Projeto Entre Jovens,
mantendo um bom índice de frequência;
10.9. Aplicar as avaliações realizadas pelo Projeto Entre Jovens.

11. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
O processo de seleção do candidato à modalidade de bolsa do JF/PROEMI será coordenado por membros do Grupo Gestor, Professores Coordenadores de Áreas e professores das disciplinas envolvidas.

12. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
12.1. FASE ELIMINATÓRIA - Com base na ficha do candidato, verificar se ele ou ela atende a todos os requisitos obrigatórios.
12.2. FASE CLASSIFICATÓRIA - Análise de Currículo (Valor 40 pontos)
12.3. FASE FINAL – Entrevistas individuais (Valor 60 pontos).

CRITÉRIOS GERAIS PONTUAÇÃO
CRITÉRIOS GERAIS
PONTUAÇÃO
Identificar se tem perfil pró-ativo e condições de se reconhecer
0-10
atuar como agente de transformação social no grupo em que trabalha
0-10
Capacidade de comunicação e diálogo
0-10
Bom relacionamento interpessoal e abertura para trabalhar de forma solidária, cooperativa e interativa.
0-10
Liderança
0-10
Capacidade de mobilização do grupo com que atua.
0-10
Conhecimento cognitivo, em relação a disciplina a que se propõe trabalhar.
0-10


13. ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

ETAPA
DIA
19 à 22 de agosto de 2013
Coleta das inscrições e documentações exigidas
23 de agosto de 2013
Entrevista e Análise do Currículo – 08:00h
26 de agosto de 2013
Divulgação do resultado pela Comissão

A Contratação dos bolsistas selecionados será de acordo com o cronograma de implementação do Programa , obedecendo as vagas existentes.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
14.1. O candidato deve ter ciência de que a bolsa oferecida não se caracteriza como um vínculo empregatício, não fazendo jus a benefícios, férias e outras obrigações de outros regimes de contratação;
14.2. O candidato não deve ter pendência jurídico financeira para abertura de conta pessoal no Banco Bradesco;
14.3. O não cumprimento por parte do candidato das exigências contidas nesse edital implicará na desclassificação do mesmo. A falsidade documental implicará na eliminação do candidato desta seleção pública.
O resultado da seleção do presente Edital será publicado nos murais da escola e disponibilizado na Secretaria da Escola.




Elizângela Gadêlha de Freitas
Diretora

Nenhum comentário:

Postar um comentário