segunda-feira, 26 de agosto de 2013



EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MONITORES - PROEMI/PJF

1. DO EDITAL
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Furtunato Severiano da Costa 2ª CREDE, torna pública a seleção de Monitores para atuar na escola, em conformidade com a Portaria Nº 0721 de 27 de agosto de 2012 - Gabinete da Secretaria de Educação do Ceará, que RESOLVE autorizar às unidades escolares da rede estadual de ensino integrantes do Programa Ensino Médio Inovador - PROEMI /Jovem de Futuro - JF a conceder bolsas de monitoria e tutoria, em cumprimento ao que estabelece o §1o do artigo 3o, da Lei 15.190 de 19 de julho de 2012, que criou o Programa de Bolsas de Monitoria e Tutoria da rede estadual de ensino e deu outras providências.

2. MONITORIA
Embora adote o formato convencional de escolher representantes, entre os alunos, para dar suporte a múltiplas atividades da escola, o sistema de Monitoria criado na esfera do ProEMI/JF tem como diferencial a atenção dada a estudantes de Ensino Médio com diferentes níveis de desempenho e potenciais cognitivos. A metodologia do programa não é direcionada especificamente para os melhores alunos, mas para aqueles que podem tirar melhor proveito dessa oportunidade, ganhando um estímulo a mais para continuar os estudos e melhorar o aprendizado. Esse grupo pode incluir jovens que tenham perfil de liderança ou que possuam habilidades relacionadas à arte, cultura ou esportes. Além de favorecer o protagonismo juvenil, desenvolvendo competências, habilidades e a postura ética, a Monitoria também auxilia na inserção do jovem no contexto profissional, uma vez que promove o sentido de organização e de responsabilidade, aumentando a autoestima e valorizando o monitor perante seus colegas e a equipe pedagógica. Na prática, a metodologia contribui para um ambiente de aprendizagem colaborativa, estimulando o envolvimento dos estudantes com a instituição de ensino e a comunidade escolar. O sistema estimula a cultura dos estudos fora da sala de aula, potencializando o desempenho escolar e os índices de frequência dos participantes, com impacto na redução do abandono e da evasão.
Apesar do período curto, de três meses de atividades, os benefícios proporcionados ao jovem que participa da Monitoria são capazes de promover uma grande transformação na vida do aluno, que recebe um voto de confiança da escola e ganha maturidade para enfrentar novos desafios nessa importante etapa da vida. Por essa razão, a metodologia propõe a alternância sistemática dos participantes, ampliando o número de jovens atendidos pela ação.

3. DO PERÍODO DE SELEÇÃO E INSCRIÇÕES
Os interessados deverão fazer suas inscrições na Secretaria da escola no período de 19 à 21 de agosto de 2013, das 8:00h às 16:00h, e deverá no momento da inscrição, optar para qual tipo de monitoria estar se inscrevendo.
                    1. DAS VAGAS OFERTADAS
Tipo de Monitoria
Nº de Monitores
Local para Desenvolvimento
das atividades
Apoio às Atividades do Jovem Cientista.
1
Sede das Escola
Apoio às Atividades esportivas.
1
Sede das Escola
Apoio às Atividades de Língua Portuguesa nas turmas de 1º ano.
1
Sede das Escola
Apoio às Atividades de Matemática nas turmas de 1º ano.
1
Sede das Escola
Apoio às atividades do
Entre Jovens do 1º ano
2
Sede das Escola
Apoio às atividades da rádio escolar
1
Sede das Escola
Apoio às atividades artísticos culturais
1
Sede das Escola
Apoio às atividades do projeto
1
Sede das Escola

5 . DA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA:
5.1. Cópias de RG e CPF
5.2. Cópia do comprovante de endereço
5.3. Cópia do Boletim

6. REQUISITOS OBRIGATÓRIOS PARA PARTICIPAR DA SELEÇÃO:
6.1. Ser aluno (a) da E.E. F.M. Furtunato Severiano da Costa
6.2. Ser assíduo
6.3. Ter disponibilidade para dedicação de 8 horas semanais
6.4. Ter média igual ou superior a 7,0 (sete) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no primeiro bimestre de 2013, no caso de monitoria vinculada a uma dessas disciplinas.

7. SÃO CARACTERÍSTICAS DESEJÁVEIS DO MONITOR:
­ Liderança.
­ Capacidade de comunicação e diálogo.
­ Trajetória de envolvimento participativo na comunidade escolar.
­ Capacidade de mobilização.
­ Nível de interesse e compromisso.
­ Disponibilidade de horário.
­ Conhecimento da atividade ou do conteúdo que irá desenvolver.

8. RESULTADOS ESPERADOS DA APLICAÇÃO DESTA METODOLOGIA
A utilização desta metodologia tenha impacto nos Resultados Esperados, indicados no Plano de Ação, RE1 (alunos com competências e habilidades em língua portuguesa e matemática desenvolvidas) e RE2 (alunos com alto índice de frequência). Implementada de forma adequada sua adoção proporciona:
1. A valorização dos alunos, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade, que são reconhecidos por suas competências e se sentem parte da escola.
2. O aumento do índice de frequência, estimulando a continuidade dos estudos e a melhoria do desempenho escolar.
3. O sentido de responsabilidade e a capacidade de organização, desenvolvendo no monitor habilidades relacionadas ao mundo do trabalho.
4. Apoio ao protagonismo juvenil, promovendo uma postura ética e participativa.

9. VALORES DAS BOLSAS
Os monitores atendidos pelo Projeto são bolsistas da SEDUC conforme Portaria Nº0721/2012 de 27 de agosto de 2012. O valor da bolsa mensal é de R$ 100,00, e o período do desenvolvimento do projeto são de três meses (setembro, outubro e novembro de 2013).

10. DAS ATRIBUIÇÕES:
Os candidatos devem ter conhecimento das responsabilidades específicas da monitoria. O jovem vai participar de reuniões de planejamento das atividades com o orientador, montar um roteiro de tarefas a serem resolvidas, coordenar os monitorados, registrar fatos positivos ou negativos envolvendo o grupo, manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, além de entregar relatórios ao orientador nas datas estabelecidas.

11. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
O processo de seleção do candidato à modalidade de bolsa do JF/PROEMI será coordenado por membros do Grupo Gestor, e professores das disciplinas envolvidas.

12. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
12.1. FASE ELIMINATÓRIA - Com base na ficha do candidato, verificar se ele ou ela atende a todos os requisitos obrigatórios. O não atendimento a um desses eliminam o candidato:
  • Ser aluno (a) da E.E.F.M. Furtunato Severiano da Costa;
  • Ser assíduo;
  • Ter disponibilidade para dedicação de 8 horas semanais;
  • Ter média igual ou superior a 7,0 (sete) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, no primeiro período de 2013, no caso de monitoria vinculada a uma dessas disciplinas.

12.2. FASE CLASSIFICATÓRIA - Prova Escrita (Valor 40 pontos)
12.3. FASE FINAL – Entrevistas individuais (Valor 60 pontos).

CRITÉRIOS GERAIS
PONTUAÇÃO
Identificar se tem perfil pró ativo e condições de se reconhecer e atuar como agente de transformação social no grupo em que trabalha.
0-10
Capacidade de comunicação e diálogo .
0-10
Bom relacionamento interpessoal e abertura para trabalhar de forma solidária, cooperativa e interativa.
0-10
Liderança .
0-10
Capacidade de mobilização do grupo com que atua.
0-10
Conhecimento cognitivo, através da análise do rendimento escolar no ano de 2012
0-10

13. ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO:
DIA
ETAPA
19 à 21 de agosto de 2013
Coleta das inscrições e documentações exigidas
22 de agosto de 2013
Produção Textual (Prova escrita )
26 de agosto de 2013
Entrevista com os classificados
27 de agosto de 2013
Divulgação do resultado pela Comissão

A Contratação dos bolsistas selecionados será de acordo com o cronograma de implementação do Programa , obedecendo as vagas existentes.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS:
14.1. O candidato deve ter ciência de que a bolsa oferecida não se caracteriza como um vínculo empregatício, não fazendo jus a benefícios, férias e outras obrigações de outros regimes de contratação;
14.2. O não cumprimento por parte do candidato das exigências contidas nesse edital implicará na desclassificação do mesmo. A falsidade documental implicará na eliminação do candidato desta seleção pública. O resultado da seleção do presente Edital será publicado no Blog: www.escolafurtunatoseveriano.blogspot.com e nos murais da escola.




Elizângela Gadêlha de Freitas
Diretora

Nenhum comentário:

Postar um comentário