terça-feira, 13 de abril de 2010

I OFICINA SPE - SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS
Tema: Gravidez na Adolescência

A I OFICINA SPE - Saúde e Prevenção nas Escolas foi realizada no dia 07 de abril de 2010 no Centro de Multimeios dessa escola e abordou o tema Gravidez na Adolescência. Esse evento foi organizado pelas professoras Maria do Rosário dos Santos, Walquíria Lêda Oliveira, Viviane dos Santos Paulo e a Coordenadora do Projeto na Escola Sueli Alves Ribeiro Cologna e contou com a participação de 20 alunos, 06 professores, bem como a participação especial da professora Fátima Castro, nossa palestrante convidada.

"Saúde e Prevenção nas Escolas" é um projeto dos Ministérios da Saúde e da Educação, que conta com o apoio da UNESCO e da UNICEF. Representa um marco na integração saúde-educação e destaca a escola como o melhor espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por poder contar com a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.

Nos últimos anos, diferentes iniciativas entre saúde e educação estudaram maneiras de fazer prevenção eficiente com jovens nas escolas. O objetivo central é a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, visando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às DST, à aids e a gravidez não-planejada, por meio de ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde.



7 comentários:

  1. eu achei que foi uma oficina foi bem proveitosa, pois mostrou que gravidez na adolescencia não é uma coisa a se fazer, e sim a se pensar porque um filho é uma responsabilidade muito grande pois cuidar de um filho não é facil principalmente quando ainda estuda. A oficina fez com que noís ficassemos mais por dentro do assunto, só assim podemos aconselhar de forma correta um(a) amigo(a). gostei muito da oficina. vocês do projeto estão de parabéns. valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom,esse tema foi abordado saúde e prevenção nas escolas é de muita importância,pois preparam os jovens a terem responsabilidades de maneira correta,como por exmplo saber as conseguencias que pode ocorrer em uma gravidez na adolecencia,ou seja uma gravidez regeitada.
    Só o que eu deixo para nos adolecentes,é o seguinte,vamos pensar muito bem antes de qualquer atitude que possa ser gravidez,porque não é fácil.Pensem bem,muito bem.Outra coisa previnam-se e boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Estas palestras que estão fazendo sobre o tema GRAVIDES NA ADOLECINCIA é muito bom para estes jovens que só pessa em curte que não pessa nas consequências da vida. Milhares e milhares de jovens estão gravidas por que não se cuidarão outras estão com doenças graves alguns até abortar,outros fazer de tudo pra cria,outros morre até na hora do parto mas alguns pais regeita do fato de se decepicionar também do fato da idade por ser muito nova ,Não quer dizer que uma criança é um começo de uma vida ruir .Não pelo ao contrario é um começo de uma vida melhor.

    ilana dos santos. 9ºA

    ResponderExcluir
  4. Gravidez na adolescencia


    foi o tema abordado na oficina, que a escola realizou.Assim eu acho é que as adolescente não estão pensando nas consequencias que elas iram ter engravidando muito sedo,por exemplo: muitas desistem de estudar,perdem a infancia,sofrem preconseitos por serem muito jovens,e até tendo problemas na hora do parto.Mais não só isso foi retratado, nosso país também sofre com jovens dependentes de drogas jovens que perdem até o mais precioso que é a vida.

    ENTÂO POR QUÊ DESFRUTAR DE UM AMOR SEDO SE PODEMOS ESPERAR PARA PLANTAR NOSSAS PROPRIAS SEMENTES??? POR QUÊ VIVER DEPENDENTES DAS DROGAS SE PODEMOS VER AS DROGAS SEREM INDEPENDENTES???

    AQUI FICA MINHAS PERGUNTAS E MINHAS RESPOSTAS...

    ARYELLA DE SOUZA LEMOS 9º A

    ResponderExcluir
  5. essa oficina sobre a gravidez na adolecencia foi uma coisa muito otima pois assim os jovens ver que a gravidez nao e essa voisa de mais so assim eles se consientizar a saber que eles nao tem condiçao de cuida de um bebe. que e esse projeto fez com que nos ficamos por dentro do assunto pois um filho nao e uma boneca nois com ele tem que ter responssabilidade por isso eu digo jovens vamos se consientizar

    thiara alcantara

    ResponderExcluir
  6. foi muito bom esse encontro por que abordou um assunto muito preucupante que todos os pais e alguns jovens temem que e a gravidez na adolescencia, que por causa de um momento voçe perde toda sua juventude e liberdade como um jovem....
    e esse projeto serviu para que os adolescentes de hoje se concientize e que eles se previnan mais quando forem praticar um relacionamento sexual tratando esse assunto tambem na escola para que os pais tenha mais facilidade de falar desse assunto com seu filho.
    VAMOS NOS PREVINIR E NAO ESTRAGAR NOSSA JUVENTUDE PORQUE ELA E MUITO IMPORTANTE PARA NOOS...

    EDUARDO BARBOSA

    ResponderExcluir
  7. Eu achei a oficina de um conteúdo extremamente importante para a atualidade, pois as jovens e também os jovens que são iresponsáveis ao praticar o ato sexual sem camisinha. Esse diálogo que tivemos foi para abrir os olhos de que a gravidez não é tão fácil para algumas.Eu acho que essa conversa deveria ser passada para todo o restante dos alunos por meio de que todos podem praticar sexo e consequentemente engravidar ou contrair uma dst.

    ResponderExcluir