segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA REALIZA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O TEMA : CAPOEIRA


 
              A capoeira, trazida pelos negros nos tempos da colonização portuguesa, pode ser vista como uma dança, um esporte ou mesmo um jogo. Este movimento cultural, muitas vezes confundido como um esporte violento, nos remete a pensar. Porque os escravos que dramatizavam a capoeira, tinham um respeito sobre os demais? Logo, chegamos a conclusão que este esporte que vem ganhando espaço, nos traz benefícios como: aprender a respeitar o próximo, fazermos novas amizades e sermos companheiros, além de promover a inclusão de pessoas com deficiência, como é o caso do aluno da escola Lucas Azevedo.
            O professor de Educação Física da EEFM Furtunato Severiano da Costa, Renato Marculino, com o intuito de desmistificar o conceito de  que a capoeira é um esporte violento, passou três semanas focando esse assunto. Na primeira semana os alunos assistiram um vídeo sobre a importância da capoeira no âmbito social, educacional, histórico e sociológico. Na segunda semana, foi a vez de um filme intitulado “Besouro”. E para finalizar, na terceira semana, um grupo de capoeira local, conhecido com Filhos da Regional, foi convidado a se apresentar para os alunos do 1° A, sob o comando do Mestre Tibel.
            Foi uma experiência que teve um resultado satisfatório e que nos deixa a seguinte lição: “ A arte deve ser mostrada aos que mostram a perfeição de um gesto, em sua nobreza. Amar e respeitar uma arte é primeiramente ter a humildade para aceitar que somos seres não perfeitos”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário