quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

PROJETO MINHA VIDA ESCOLAR

A Escola Furtunato Severiano realizou no dia 20 de dezembro, a exposição de quarenta e quatro livros, contendo cada um vinte redações do Projeto Minha Vida Escolar. Esse projeto idealizado pela Professora Sueli Cologna vem sendo desenvolvido na Escola desde 2004. Estimulando os discentes à leitura e principalmente a escrita de sua própria história.

Os educandos das turmas dos terceiros anos, após um trabalho criterioso, orientado pelas professoras de língua portuguesa, Francisca Veronice Ferreira Pinto e Kelly Silva Chaves e da professora do LEI, Nayanna Sousa Carvalho, tem o prazer de ofertar aos demais alunos do colégio a leitura de diversas produções textuais que apresentam relatos e memória da trajetória estudantil.



quarta-feira, 9 de novembro de 2011

MEU PROFESSOR ESPECIAL

O projeto minha vida escolar é realizado na escola desde 2007 e tem como objetivo desenvolver a escrita através do registro da trajetória escolar dos educandos. O público alvo desse projeto são as turma de 3ª anos. Nesta última sexta - feira dia quatro (04) de novembro do corrente ano, foi realizado na quadra da escola, um dos momentos ápice dessa atividade: A festa do Professor Especial. Esse é um dos temas das diversas redações produzidas pelos alunos.

Durante o evento que foi apresentado pelos alunos do 2ª ano, o educando era chamado juntamente com seu Professor Especial para fazer a leitura da sua produção textual.

Foi um momento emocionante... Muito rico de valores. Muitos professores deram seus depoimentos do significado que essa festa tem para a carreira profissional e para a formação humana dos mesmos.







segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Porto do Pecém

O Complexo Portuário do Pecém tem como objetivo viabilizar a operação de atividades portuárias e industriais integradas, imprescindíveis ao desenvolvimento de um complexo com características de Porto Industrial.
Por se tratar de um terminal "off shore" os piers de atracação estão protegidos da ação das ondas e correntes por um quebra-mar de berma, na forma de "L" com 1.768 m de extensão. Ambos os piers são ligados ao continente por uma ponte rodoviária, que interliga o Pátio de Armazenagem às instalações de atracação de navios.

No dia 24 de setembro o Professor Elmino Barroso apoiado pela direção das escolas Maria Celeste e Furtunato Severiano e professores: Elice, Márcia, Nayanna, Livramento e Renato, conduziram os alunos para uma aula de campo do Portuário do Pecém e Lagoa do Banana culminando com um aprendizado de dois meses de estudo em sala de aula sobre a temática Fontes de Energia, que está inserido na matriz curricular do 2° do Ensino Médio.









terça-feira, 27 de setembro de 2011

PARABÉNS ESCOLA FURTUNATO SEVERIANO DA COSTA
Dia 7 de setembro a EEFM Furtunato Severiano da Costa, realizou um dia de comemorações em homenagem ao dia da independência e ao seu 33 º aniversário. Na ocasião tivemos um desfile cívico por toda comunidade, onde colocamos em evidencia os projetos realizados na escola. São eles: Projeto Geração da Paz, Construindo uma Cultura de Paz, Projeto O Contador de Historias, Dengue/Meio Ambiente, SPAECE, Ser Estudante, Projeto Minha Vida Escolar, ENEM, SPE e JET’S Logo em seguida, professores, alunos e comunidade se reuniram na quadra da Escola e, juntos comemoramos os 33 anos da nossa Escola, onde cantamos os Hinos do Brasil e da Escola, e logo em seguida tivemos a inauguração da quadra da Escola com um intercalasse, com dois jogos inaugurais, PROFESSORAS X ALUNAS e PROFESSORES X ALUNOS. Um momento de bastante interação entre todos que fazem parte da nossa Escola.

PARABÉNS ESCOLA FURTUNATO SEVERIANO DA COSTA

33 ANOS ILUMINANDO A ESTRADA DO SABER







segunda-feira, 22 de agosto de 2011







VI EXPRESSANDO A ARTE EM VERSOS



CONSTRUINDO UMA CULTURA DE PAZ


Visto que a paz é uma questão cultural, onde não se pode aceitar como natural viver em um mundo repleto de violência, vitimas inocentes, intolerância, agressões e guerras.

Portanto a escola possui um papel fundamental na construção dessa evidência, em vista promoção da cultura da não violência, formando educandos com valores, atitudes e comportamentos que no sarau deste ano possibilitou a todos os segmentos da escola momentos de reflexão, que muito contribuirá na construção da história de cada um.

Assim sendo, por meio de atividade envolvendo a pintura, dança, produção de texto, declamação
de poesias, expressão musical, desenhos a E.E.F.M Furtunato Severiano da Costa pretende direcionar atividades de maneira ordenada que possibilite aos alunos e a comunidade em geral um envolvimento sistematizado com o que diz respeito a cultura de paz, buscando assim, uma paz social impulsionando-os a reconstruir uma sociedade mais justa, solidária, tentando eliminar toda forma de exclusão e de opressão.



sexta-feira, 17 de junho de 2011

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração. Visando esse conceito os alunos do 9°, da nossa escola, na aula de Ensino Religioso da Professora Marcia, realizaram uma oficina com garrafa pet, produziram uma flor do material, levando em consideração a Campanha da Fraternidade de 2011( Fraternidade e a Vida no Planeta). Com esse tipo de atividade tornamos nosso alunos conscientes da importância desse tema nos dias atuais.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Feliz Dias das Mães. São os votos da Escola Furtunato Severiano da Costa.












Mãe


Palavra mágica que move todos os corações.



Mãe carinhosa, mãe dengosa




Mãe amiga, mãe irmã



Mãe sem ter gerado é a mãe de coração

Mãe solidão,

Mãe de muitos, mãe de poucos

Mãe de todos nós,

Mãe das mães

Mãe dos filhos

Mãe-pai: duas vezes mãe

Mãe lutadora e companheira

Mãe educadora, mãe mestra

Mãe analfabeta, sábia mãe

Mãe dos simples e dos pobres

Mãe dos que nada têm e dos que tudo têm

Mãe do silêncio, mãe comunicação
Mãe dos doentes e dos sãos

Mães dos que plantam e dos que colhem

Mãe de quem nada fez e de quem compra feito
Mãe de quem magoou e de quem perdoou

Mãe rica, mãe pobre

Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram

Mãe dos guerreiros e dos guerreados
Mãe que sorri, mãe que chora

Mãe que abraça e afaga

Mãe presente, mãe ausente

Mãe do sagrado, mãe da luz

Mãe de Jesus e mãe nossa.

Mãe, simplesmente mãe.