terça-feira, 13 de abril de 2010

I OFICINA SPE - SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS
Tema: Gravidez na Adolescência

A I OFICINA SPE - Saúde e Prevenção nas Escolas foi realizada no dia 07 de abril de 2010 no Centro de Multimeios dessa escola e abordou o tema Gravidez na Adolescência. Esse evento foi organizado pelas professoras Maria do Rosário dos Santos, Walquíria Lêda Oliveira, Viviane dos Santos Paulo e a Coordenadora do Projeto na Escola Sueli Alves Ribeiro Cologna e contou com a participação de 20 alunos, 06 professores, bem como a participação especial da professora Fátima Castro, nossa palestrante convidada.

"Saúde e Prevenção nas Escolas" é um projeto dos Ministérios da Saúde e da Educação, que conta com o apoio da UNESCO e da UNICEF. Representa um marco na integração saúde-educação e destaca a escola como o melhor espaço para a articulação das políticas voltadas para adolescentes e jovens, principalmente por poder contar com a participação dos sujeitos desse processo: estudantes, famílias, profissionais da educação e da saúde.

Nos últimos anos, diferentes iniciativas entre saúde e educação estudaram maneiras de fazer prevenção eficiente com jovens nas escolas. O objetivo central é a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, visando reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às DST, à aids e a gravidez não-planejada, por meio de ações nas escolas e nas unidades básicas de saúde.