terça-feira, 11 de dezembro de 2012



EXPOSIÇÃO DOS LIVROS - PROJETO MINHA VIDA ESCOLAR



A Escola Furtunato Severiano realizou durante os dias 3 a 7 de dezembro, a exposição de oitenta e dois livros, contendo cada um vinte e uma redações, referente ao Projeto Minha Vida Escolar. O projeto idealizado pela Professora Suelei Cologna, está em sua 8ª edição, estimulando os discentes à leitura e principalmente a escrita de sua própria história.
Os educandos das turmas dos terceiros após um trabalho detalhado de produção, orientado pelos professores de Língua Portuguesa, Kelly Silva, Maria Erisnalda Pinto e Josicley Morreira e da professora do LEI Nayanna Carvalho, tem o prazer de ofertar a todos os alunos da Escola a leitura de diversas produções textuais que apresentam a trajetória estudantil.


terça-feira, 13 de novembro de 2012










                                PREMIAÇÃO DOS ALUNOS GANHADORES DO SPAECE 2011

A Escola Furtunato Severiano da Costa juntamente com a 2º Crede realizou nesse dia 13 de novembro a premiação aos alunos ganhadores de um notebook  em virtude do bom desempenho na avaliação do SPAECE 2011.
Na ocasião estavam presentes além de toda comunidade escolar, os pais dos alunos ganhadores e a representante da 2º crede, Adenia Frota.  O memento foi muito rico contou com as palavras de incentivo dos pais, Núcleo Gestor e Representante da 2º Crede, além da participação dos alunos presentes que se sentiram mais motivados para fazerem a avaliação nos próximos dias. 













sexta-feira, 19 de outubro de 2012


DIA DOS PROFESOORES 
A base de toda conquista é o professor.
A fonte da sabedoria, um bom professor.
Em cada descoberta, cada invenção.
Todo bom começo tem um bom professor.
No trilho de uma ferrovia, um bom professor.
No bisturi da cirurgia, um bom professor.
No tijolo da olaria, no arranque do motor.
Tudo que se cria tem um bom professor.
No sonho que se realiza, um bom professor.
Cada nova ideia tem um professor.
O que se aprende e o que se ensina, um professor.
Uma lição de vida, uma lição de amor.
Na nota de uma partitura.
No projeto de arquitetura.
Em toda teoria.
Em tudo que se inicia.
Todo bom começo tem um bom professor.
Tem um bom professor.
No dia 15 de Outubro a Escola Furtunato comemorou o Dia dos Professores em grande estilo, uma manhã muito agradável de brincadeiras e homenagens a esse grande profissional.
























quarta-feira, 19 de setembro de 2012


ROMEU E JULIETA

       Romeu e Julieta vivem sua história em Verona na Itália, Romeu tinha seu romance proibido com Julieta, quando a viu no baile de mascaras, ele apaixonou - se no mesmo instante que a viu radiante, ele quis saber imediatamente o nome daquela linda mulher, mas o criado da casa dos Capuletos não sabia dizer seu nome, foi quando ele pediu para beijar sua mão e ela delicadamente disse que sim.
Naquela mesma noite quando acabou o baile, ele andava pelo jardim quando escutou ela lamentando - se, pensando que ninguém ia a ouvi-la ela falou em voz alta - Romeu, ô Romeu negas teu nome, apenas o teu sobrenome Montecchios e não vamos ser, mas inimigos, foi quando o seu primo o viu subindo e diz: - Romeu desça Romeu. Romeu não o escutou e continuou subindo. No outro dia Romeu estava na praça quando veio um inimigo da família dos Capuletos e puxou briga com os Montecchios, cada um pegou sua espada e começarão a dar golpes, que acabou atingindo Mercúcio, foi quando Romeu foi se vingar e acabou matando o Teobaldo, quando chegou o povo de Verona vendo aquela tragédia culparam Romeu de ter matado os dois. Quando o príncipe chegou e todos apontaram Romeu como o culpado da tragédia, Romeu ia sendo sentenciado a morte mas ele foi exilado de Verona para outra cidade que era um lugar chamado de Mántua, na mesma noite ele foi ter seu encontro com sua amada para poder despedi-se dela.
Quando ia amanhecendo foi embora mas nele ia ficar a saudade de sua amada, seu pai o velho Capuleto encontrou Páris que foi logo falando de casamento com a bela Julieta e seu pai falou para ele que iria falar com Julieta depois. Mas a vontade de Julieta era estar com Romeu por isso todo dia ela ficava chorando e seu pai pensava que era pela morte de seu primo mas não, era era por gostar tonto de Romeu. Em uma quarta-feira ela aceitou casar com Páris e foi falar com o padre para poder confesar-se, mas na verdade ela foi para pedir uma porção para morrer, não ter que casar com Pàris o padre a deu uma porção para ela parecer morta. Quando ela chegou ao seu quarto bebeu a porção, sua criada viu tudo e saiu correndo e gritando. Dizia: A Senhora Julieta estás morta. Fizeram o sepultamento dela. Quando Romeu recebeu a notícia, foi no Boticário e comprou um veneno muito poderoso capaz de fazer uma pessoa morrer rapidamente. Foi quando ele saiu de Mántua para Verona, quando chegou, antes de Julieta despertar ele encontrou Páris no tumulo de sua amada chorando, ouve um confronto entre eles, Romeu o acertou com um golpe fatal que pode matar o Pàris depois ele tomou o veneno e morreu foi quando ela despertou e vendo seu amado morto pegou o punhal que ficava com ele e suicidou – se. Os familiares das duas famílias chegaram e o príncipe disse - Por causa de ódio Romeu e Julieta mataram-se. Depois desse dia não ouve mas brigas entre as duas famílias.



Gabriela Pires
2º Ano B

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Neste dia 6 de setembro, os alunos da Escola Furtunato, sairam nas ruas em um desfilo cívico, comemoração ao dia da Independência. Durante o desfile foram apresentados os principais projetos desenvolvidos na escola.
  

     
 





terça-feira, 28 de agosto de 2012


O FLAUTISTA MISTERIOSO E OS RATOS DE HAMELIN

    Essa história aconteceu na cidade de Hamelin na Alemanha. Diz à lenda que a cidade vivia tranquila e em paz até que um dia foi atacada por muitos ratos, que destruíam tudo o que viam na sua frente, as pessoas da cidade estavam apavoradas com aquilo.
    Desesperados e sem saber o que fazer todos se reunirão e foram procurar o prefeito para exigir de sua parte uma solução para aquele terrível problema dos ratos. O prefeito vendo o povo todo reunido em sua sala tentou argumentar, mas não teve jeito, as pessoas queriam uma solução, o prefeito prometeu que daria um jeito naquele problema. Quando todos foram embora o prefeito percebeu a presença de um homem muito esquisito, vestindo uma roupa muito engraçada e diferente de tudo o que ele já tinha visto em sua vida. O estranho prometeu da um fim em todos os ratos e deixar a cidade livre daquela peste. O prefeito perguntou o que o forasteiro queria em troca e ele falou que queria cem moedas de ouro, o prefeito aceitou a proposta e ficou tudo certo o homem esquisito que carregava com sigo uma flauta daria um fim nos ratos e o prefeito pagaria as cem moedas de ouro para ele.
    O homem saiu da sala do prefeito muito contente com o acordo. De repente todos ouviram um som muito estranho e perturbador, correram todos para ver o que era aquilo e viram uma cena muito estranha, o flautista misterioso estava no meio da praça tocando sua flauta e aquele som parecia ter um fantástico poder de hipnotizar os ratos, todos eles vinham até o flautista em fileiras e organizadamente. Quando todos perceberam a praça estava lotada de ratos então o flautista  levou todos os ratos até um rio e ali como se fosse mágica conseguiu levar todos para a água e  ali morreram todos afogados, sua música tinha a capacidade de enfeitiçar os ratos.                                                                      
      Quando tudo aquilo passou o flautista foi receber seu pagamento. Chegando na sala do prefeito viu várias pessoas sentadas.O prefeito, o vereador, o senador e vários outros políticos estavam na sala da prefeitura, o homem pediu seu pagamento mas eles decidiram que não pagariam a quantia combinada, o flautista argumentou mas não teve jeito, os políticos disseram que pagariam apenas quinze moedas de prata para ele e estava bom de mais. O homem foi para a praça triste e desconsolado e ali ficou sentado, de repente uma criança chegou e deu um abraço nele, o flautista deu um triste sorriso e beijou os cabelos da criança, derrepente várias crianças chegaram e começaram a cantar em volta do flautista,ele logo se animou e colocou seu flautim na boca e começou a tocar. Ao som dessa musiquinha foi chegando todo o tipo de criança e todos cantaram e dançaram. 
     Derrepente o flautista junto com a criançada sumiram, os adultos quando perceberam aquilo ficaram desesperados e foram atrás deles, na metade do caminho viram o flautista com as crianças ao pé de uma montanha tocando sua musiquinha e derrepente todos entraram numa abertura misteriosa e estranha, quando a última criança passou a fenda se fechou. Todos ficaram desesperados com o que aconteceu, o prefeito até as cem moedas de ouro para a montanha ofereceu na tentativa das crianças voltarem, mas nada adiantou as crianças e o flautista misterioso pra aquela cidade nunca, mas voltaram.  Diz à lenda que quem sabe, um dia em uma bela tarde não possa aparecer em nossa cidade o flautista misterioso com as crianças de Hamelin.   
 
 Maria Wane 
2º A - Manhã


PROJETO: TODO DIA É DIA DE LER



PARECERIA LEI E MULTIMEIOS 

PROJETO: TODO DIA É DIA DE LER


O PROJETO: TODO DIA É DIA DE LER é uma parceria entre o Centro de Multimeios e o Laboratório de Informatica, tendo por objetivos, despertar e incentivar o interesse pela leitura, enriquecer o vocabulário, desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever, auxiliar o aluno no processo de constituição e na formação de valores próprios, contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes, produzir resenhas críticas a cerca de livros lidos, dentre vários outros. O projeto funciona dessa forma: Os alunos inscritos 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

ELEIÇÃO GRÊMIO ESTUDANTIL

Dia 29 de maio, os alunos dos três turnos da Escola Furtunato Severiano escolheram de forma democrática a nova comissão do Grêmio Estudantil.
Grêmio estudantil é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais. O Grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. O Grêmio é também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos.

        
























sexta-feira, 11 de maio de 2012

2º ENCONTRO COM OS MONITORES DA GERAÇÃO DA PAZ

Aconteceu o 2º encontro dos monitores da Geração da Paz da Escola Furtunato Severiano da Costa. Na ocasião foi revisitado o Plano de Ação 2012 e elaborado o calendário de ações para os meses de maio e junho.

segunda-feira, 23 de abril de 2012


23 de Abril, Dia Mundial do Livro


Faz sentido que o Dia Internacional do Livro seja comemorado dia 23, pelo mundo afora. A data, estabelecida em caráter definitivo pela Unesco em 1996, homenageia dois gigantes máximos da literatura ocidental. O 23 de abril seria, por uma lenda repetida universalmente, o dia em que morreram, no mesmo ano, o espanhol Miguel de Cervantes (1547 – 1616), o inventor do romance moderno comDom Quixote, e o inglês William Shakespeare (1564 – 1616), o inventor do humano, como o chama Harold Bloom.

Trata-se de uma das mais instigantes mitologias do universo literário, uma lenda que dota o terreno profano da literatura de uma data mágica ao estilo das Vidas de Santos (que antes eram muito mais comuns em livro). Dois dos pilares da literatura mundial viveram de fato na mesma época, mas a predestinação histórica que os teria feito partir ao mesmo tempo é ficção.

Para começar, da biografia de Shakespeare, autor de obras onipresentes em praticamente todo o mundo, sabe-se muito pouco. Embora tenha deixado quase 1 milhão de palavras de texto, apenas 14 delas são comprovadamente de seu próprio punho: o nome assinado seis vezes e as palavras “por mim” em seu testamento, como conta um de seus biógrafos, Bill Bryson, em Shakespeare: a Vida É um Palco. Há pouca informação mesmo sobre o dia de seu falecimento – têm-se registros de seus funerais, mas não a data exata do óbito.

Mesmo que tenha sido 23 de abril a data da morte de Shakespeare, não teria sido no mesmo 23 de abril de Cervantes pelo simples motivo de que, na época, a Espanha, onde Cervantes vivia, havia adotado, como bom país católico, o calendário imposto pelo papa Gregório em 1582. E Shakespeare vivia na Inglaterra protestante, frequentemente hostilizada pelo reino espanhol a serviço do Vaticano, e que ainda marcava o tempo pelo Calendário Juliano. A Inglaterra só adotaria o Calendário Gregoriano em 1751. Shakespeare, portanto, teria morrido no dia 3 de maio – 10 dias após o espanhol.

Mas quem vai dizer que a história não é boa? Sendo assim, para que insistir tanto na picuinha das datas? Para lembrar, talvez, que a literatura é em última instância uma construção paradoxalmente individual (na mente e no coração de cada leitor) e coletiva (na transmissão de leituras e cânones, de intepretações e até mesmo mitologias literárias com as quais os leitores se comprazem).

quarta-feira, 7 de março de 2012



SENSIBILIZAÇÃO PARA O ENEM NA ESCOLA FURTUNATO

Com o objetivo de sensibilizar todos os alunos matriculados no 3º Ano - Médio, o Núcleo Gestor da Escola Furtunato realizou nos dias 27 e 28 de fevereiro um momento com todas essas turmas.
O Plano de Ação 2012 foi apresentando para os alunos, bem como a trajetória de resultados
desde 2009.
Todas essas ações estão voltandas para a elevação do nível de desempenho e participação da Escola no ENEM 2012.