segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PROJETO DROGAS- INFORMAR É EDUCAR



JUSTIFICATIVA- Na infância, a existência da criança está ligada ao projeto dos pais, ao que eles pensam, desejam, idealizam e escolhem. Na adolescência, o jovem não aceita mais o que os outros determinam para a sua vida. Quer ele mesmo decidir seu próprio destino, por isso questiona, rompe, conflitua-se, desepera-se, perde-se, encontra-se. Neste momento de conflito, as drogas surgem como uma saída imediata para muitos dos problemas que aparecem nessa fase. Problemas esses, que não se resolvem com o uso das mesmas, e sim agravam-se deixando o adolescente desintegrado e até mesmo dependente. Sabendo que a escola tem um papel fundamental na formação dos jovens, sentimos a necessidade de trabalhar um projeto que informe e forme no educando maior capacidade de argumentação e convicção de atitudes de proteção à vida.

OBJETIVO GERAL- Desenvolver junto aos adolescentes a reflexão sobre a problemática das drogas, sensibilizando-os para os prejuízos causados física, psíquica e socialmente pelas mesmas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
. Perceber que existem diferentes posições a respeito do uso de drogas, sendo que a maioria são baseadas em informações erradas.
.Informar sobre os tipos de drogas mais utilizadas na comunidade.
. Conhecer as drogas que mais causam danos ao orgabnismo.
. Entender os motivos que levam o jovem ao uso de drogas, colocando a auto-estima como fator relevante nessa discussão.
. Analisar e posicionar-se diante das várias situações que envolvam o uso de drogas.
. Envolver os pais numa discussão sobre o tema, promovendo assim uma parceria com a comunidade escolar.

ATIVIDADES REALIZADAS
. Filme- Cazuza
. Pesquisa sobre os tipos de drogas e as que são mais usadas na comunidade
. Apresentação da Pesquisa e Debate
. Testemunho de um ex-viciado
. Vídeo: Morrer em vida
. Técnica: Drogas- Jogo de mitos e fatos
. Palestra com um policial
. Música: Drogas ( Catedral )
. Produção de paródias, cordeis, dramatizações e paineis.
. Encontro com os pais
. Apresentação dos trabalhos para a comunidade escolar
. Elaboração de gráficos e tabelas sobre as pesquisas realizadas.

DISCIPLINAS TRABALHADAS
Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Educação Física, Arte e Educação, Sociologia, Filosofia e História.