quinta-feira, 27 de junho de 2013

Boas Férias!

A Escola Furtunato Severiano deseja aos alunos que tenha boas férias e que não só brinquem durante este período, mas que reservem sempre um tempinho para estudar!
Aluno: Anderson (3° A)

segunda-feira, 24 de junho de 2013

HOTEL DO CAPITÃO: CULMINÂNCIA DO PROJETO CONQUISTANDO AMIGOS VIA E-MAIL






O Laboratório de Informática da Escola, sob a Coordenação da Professora Lucíola Ribeiro, realizou durante os meses de maio e junho o Projeto: Conquistando amigos via e-mail. Este projeto faz parte do Plano de ação a ser implementado junto à escola sempre em parceria com outra escola da Crede 02, de forma a contribuir para dinamizar o processo de ensino aprendizagem utilizando os recursos de web e-mail, propiciando o domínio desta ferramenta, bem como utilizar a internet como objeto de socialização e integração entre alunos.

O projeto mobilizou 14 alunos de cada escola, sendo que os mesmos trocaram 5 e-mails tendo como temas: Quem sou, O lugar onde moro, A escola em que estudo, Um sonho e Eu te vejo assim.

Os alunos participantes do projeto da Escola Furtunato foram:FRANCISCA AUZILENE GOMES DE SOUSA, MARIA GABRIELA PIRES DA SILVA, MARILANE BASTOS ROCHA, JANAÍNA LAURENTINO DA SILVA, CIBELE CARNEIRO MOURA, JARICE SOUSA PINTO, MARIA ISABEL RODRIGUES DA COSTA, FELIPE PAULO DOS SANTOS, MARIA THAÍS ALVES LIMA, LUIZA HOLANDA DO CARMO, IZANARA LIMA DE CASTRO, LUCAS SANTOS DA SILVA, GABRIEL AGUIAR DOS SANTOS, JOSE WILSON VIEIRA FARIAS.

A culminância do Projeto, marcada para acontecer no dia 22 de junho não ocorreu como o esperado, pois houve falhas por parte da Escola Maria Luísa Saboia, e os alunos da mesma não compareceram ao encontro de finalização do Projeto. 

 
Mesmo com este contratempo os alunos da Escola Furtunato não se deixaram abater e curtiram a viagem e o momento de lazer, no Hotel do Capitão em Paracuru de forma harmoniosa.

O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos.”
Charles Schulz

sexta-feira, 21 de junho de 2013

SEDUC PROMOVE AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA



A Seduc está disponibilizando, por meio do site: http://preteste.geekieteste.com.br/seduc-ce/landing, uma AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, a ser realizada pelos alunos das turmas de 2° e 3° ano das escolas estaduais. O simulado de preparação para o ENEM é mais uma ação que visa auxiliar os alunos nesta empreitada de estudo e pesquisa. O aluno deve acessar o sistema com a sua matrícula e e-mail. 

A EEFM Furtunato Severiano também está participando desta ação que deve acontecer de 19/06 a 03/07 de 2013. "Acho importante que se promova este tipo de avaliação, assim nós podemos nos sentir apoiados, sabendo que todas as instâncias estão fazendo o possível para melhorar nossa aprendizagem". Afirma a aluna Francisca Auzilene (3° ano A).


quarta-feira, 12 de junho de 2013

O que é o Bullying?

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.
As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.
As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.
O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.
Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho.
Orson Camargo
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo – FESPSP
Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

terça-feira, 11 de junho de 2013

Projeto de formação de Professores Leitores










O Projeto de formação de Professores Leitores tem por objetivo despertar e incentivar a leitura de livros pelo professor de modo a contribuir para sua formação pessoal bem como para sua prática de ensino. Estimulando assim também o hábito de ler por parte dos educandos, uma vez que reflete no aluno a iniciativa do professor. O projeto é uma iniciativa do Centro de Multimeios e consiste na escolha do livro pelo o professor no espaço e no tempo de um mês os mesmos fazem uma apresentação do livro lido para os alunos em sala de aula, no horário do planejamento de área. O resultado está sendo satisfatórios, os professores estão conseguindo interagir com os alunos, fazendo com que os mesmos possam se envolver no prazer pela leitura.


sexta-feira, 7 de junho de 2013

OBMEP 2013 - Gabarito Oficial

01 - D                  11 - A
02 - B                  12 - D
03 - D                  13 - B
04 - A                  14 - B
05 - A                  15 - D
06 - E                  16 - C
07 - D                  17 - A
08 - C                  18 - D
09 - D                  19 - B
10 - E                  20 - E

segunda-feira, 3 de junho de 2013

"DIA DO DESAFIO" NA ESCOLA FURTUNATO

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.
A EEFM Furtunato Severiano da Costa participou deste evento mundial nas modalidades futebol, vôley de praia, caminhada e atividades lúdicas, nos turnos manhã e tarde, envolvendo mais de 200 alunos.
"Demos início com uma caminhada pelas ruas do entorno da escola e finalizamos com a realização de atividades que empolgaram bastante os alunos. Assim, pudemos também colaborar com esta campanha de mobilização e incentivo à prática de atividades físicas". Afirma o Professor de Educação Física da escola, Renato Marculino.