quinta-feira, 23 de maio de 2013

ENTREGA DOS TABLETS AOS PROFESSORES



       Através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo) Integrado, programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, foram disponibilizados às escolas da rede pública estadual tablets, um patrimônio das escolas que devem ser utilizados para fins educativos.
        A EEFM Furtunato Severiano da Costa realizou a entrega desta ferramenta educacional aos professores, observando os encaminhamentos repassados pela Crede 02, referente aos critérios de escolha. Os professores contemplados na escola foram: Kelly Silva Chaves, Josicley Moreira de Freitas, Francisco Enéias de Oliveira, Francisco Antônio B. dos Santos e Edenildo Gomes Ribeiro. Eles assinaram um termo de responsabilidade sobre o equipamento, onde deverão adotar os cuidados básicos para sua utilização.
          "Este equipamento irá contribuir para o melhoramento da minha rotina como professor, tendo em vista que  as tecnologias na atualidade são formas imprescindíveis de aperfeiçoamento de novas práticas de ensino." Afirma o Professor de Língua Portuguesa Josicley Moreira de Freitas.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PROJETO TODO DIA É DIA DE LER




O PROJETO: TODO DIA É DIA DE LER é uma parceria entre o Centro de Multimeios e o Laboratório de Informática, tendo por objetivos, despertar e incentivar o interesse pela leitura, enriquecer o vocabulário, desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever, auxiliar o aluno no processo de constituição e na formação de valores próprios, contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes, produzir resenhas críticas a cerca de livros lidos, dentre vários outros. O projeto funcionará dessa forma: Os alunos inscritos terão que ler um livro por semana e ao final desta, produzir uma resenha crítica a cerca do livro lido e ir digitar a mesma no Laboratório de Informática da Escola no editor de texto openOffice.org Writer salvando - a em uma pasta afim de que sejam analisados e corrigidos pela coordenadora do espaço de aprendizagem e posteriormente divulgados. No total, serão lidos 10 livros por aluno, pelo fato de o projeto durar 10 semanas, do mês de abril a junho. Os alunos estão muito interessados, vivenciando o projeto com muita vontade e determinação.

segunda-feira, 13 de maio de 2013


A professora kelly Silva, desenvolveu um trabalho de pesquisa com os alunos das turmas de 2°ano na disciplina de Língua Espanhola, cujo tema foi: Como es la cuidad donde vives? no qual os alunos pesquisaram sobre a cidade onde vivem destacando os seguintes pontos: número de habitantes, educação, tratamento da água, coleta de lixo, recursos naturais, pontos turísticos, festas tradicionais, etc. Dentre as localidades envolvidas encontram-se Flecheiras e Guajiri. Os alunos ficaram bastante entusiasmados e interessados nesse trabalho e o resultado das apresentações foi exposto em forma de slides na sala de aula para os demais alunos.

                                        Praia de Flecheiras (pôr do sol)
                     Praia de Guajiru (embarcações à beira mar)

                                         Praia da Emboaca

Parabéns a todos os envolvidos, pois atividades como estas favorecem o resgate dos valores e da cultura, bem como propicia uma maior contextualização dos conteúdos abordados em sala, permitindo um melhor fixação dos conteúdos.

sexta-feira, 10 de maio de 2013